Gengivas mais saudáveis.

Quando se cuida dos dentes, é preciso cuidar igualmente do substrato onde os dentes estão implantados como a base óssea e a gengiva, chamado de periodonto. Alterações no periodonto podem gerar sangramento gengival, mau hálito (halitose), perda óssea, periodontite, pericoronarite, retração gengival, gengivite, gengiva fibrosa, abcesso periodontal e dessa forma a prevenção é muito importante.

Tratamos da periodontia utilizando os recursos da ozonioterapia, laserterapia e a biofotônica associadas às técnicas convencionais de profilaxia e prevenção.

Relacionamos a patologia da região bucal específica com problemas sistêmicos que envolvem outras regiões do corpo, ou um incorreto controle de placa e higienização diária.

A limpeza correta da língua, o uso do fio dental adequado, uma alimentação específica, indicação de vitaminas, uso de soluções eficientes no controle de placa dental, uma escovação bem orientada com a pasta e escova certas, e orientações integrativas fazem parte desse controle preventivo na Odontozen.

O tratamento periodontal de pacientes cardiopatas é de fundamental importância. De acordo com a Academia Americana de Periodontia o tratamento periodontal pode prevenir o começo e progressão de arteriosclerose, sendo que há uma forte e consistente associação entre doença periodontal e doença cardiovascular.

Sabe-se que a boca é uma verdadeira concentração de bactérias que se fixam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando o biofilme. Logo, os perigos que cercam aqueles que pouco se interessam pelos métodos de prevenção da boca são inúmeros. Contudo, esses microrganismos, se acumulados, podem desencadear problemas em outras partes do corpo, como o coração a partir da bacteriemia. Considerando essa perspectiva, a falta de cuidados com a saúde bucal levam ao acúmulo de bactérias, bactérias essas, que podem cair na corrente sanguínea durante um procedimento cirúrgico ou a partir da ferida da gengivite ou periodontite, chegando ao coração e se instalar em uma válvula, gerando a endocardite infecciosa.

A doença periodontal também pode trazer complicações gestacionais, como parto prematuro e baixo peso, e uma vasta revisão da literatura em busca de evidências.